  From: Graciliano Antonio Damazo
  To: obm-l@mat.puc-rio.br
  Cc: Graciliano Antonio Damazo
  Sent: Monday, March 08, 2010 9:36 AM
  Subject: [obm-l] Questao combinatoria - Processo Seletivo do estado

        Bom dia galera da lista. Me questionaram sobre uma questão de
combinatoria deste processo seletivo do estado de são paulo e minha solução,
que acho estar certa não bate com o gabarito, por esse motivo peço a analise de
voces para saber se cometi algum equivoco. Desde já agradeço a atenção:

        45. O professor de matemática decidiu ajudar o de educação física

        a fazer os times de vôlei para um torneio. Sua incumbência era

        a de formar times com um grupo de 12 estudantes. Sabendo-se

        que cada time de vôlei é formado por 6 jogadores, o professor

        de matemática propôs aos seus alunos que calculassem o

        total de times diferentes que poderiam ser formados com os

        estudantes do grupo. A resposta correta ao problema proposto

        pelo professor é:
        (A) 132.

        (B) 144.

        (C) 256.

        (D) 462.

        (E) 924.

        Minha solução: 12! / (6!6!2!)=462 alternativa D. Gabarito alternativa E.

        Graciliano.

  Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 -
Celebridades - Música - Esportes

Responder a