veja AB como uma matriz onde cada coluna é uma combinação linear das
colunas de A, logo o posto de AB deve ser menor ou igual ao posto de A
(pois cada coluna de AB está no espaço-coluna de A).

veja AB como uma matriz onde cada linha é uma combinação linear das
linhas de B. vc conclui que posto(AB)<=posto(B) e acabou.

Nunca vi essa definição alternativa para o posto... tem certeza que é
assim mesmo?