Ola' Jorge,
as duas situacoes sao quase equilibradas...

--- Primeiro problema: ---

Na media, em cada jogada, Bruno obtem  (1+2+...+12)/12 = 6.5 pontos
Na media, em cada jogada dupla, Tania obtem 2 * (1+2+...+6)/6 = 2 * 3.5 = 7
pontos

Portanto, Tania esta' em vantagem.

--- Segundo problema: ---

Temos 2 situacoes:

1) A mulher sorteia 2 numeros diferentes
probabilidade da mulher obter 2 numeros diferentes entre si: 5/6
Probabilidade do homem nao acertar quaisquer dos 2 numeros diferentes, em 2
lances: 4/6 * 4/6 = 16/36

2) A mulher sorteia 2 numeros iguais entre si
probabilidade de haver apenas 1 numero (repetido): 1/6
Probabilidade do homem nao acertar o numero repetido da esposa: 5/6 * 5/6 =
25/36

Assim, ele nao acerta nada com a chance de
(5/6 * 16/36)  + (1/6 * 25/36) =
 80/216 + 25/216 = 105/216, que é pouco menor que 0.5,
ou seja, ele tem chance > 0.5 de acertar algum numero.

Portanto, é mais provavel eles irem para Atenas.

[]'s
Rogerio Ponce

Responder a