Bom dia colegas da Lista, eu gostaria da ajuda de vocês em 2 questões que
empaquei.
São elas:
(1ªFase da XXX OBM-Nível 3)
O número de soluções reais do sistema
Equação 1: a^2=b+2
Equação 2: b^2=c+2
Equação 3:c^2=a+2
É imediato que a,b,c>=2. Daí eu somei as 3 equações, fatorando, cheguei a
equação
a(a-1) +b(b-1)+c(c-1)=6. Cruzando a restrição dos valores de a com essa equação
cheguei a resposta 8, entretanto achei muito comprida essa solução. Alguém tem
outra?

Questão2 (Polônia-92)
Determine todas as funções reais de variáveis reais que obedecem:
f(x+y)-f(x-y)=f(x).f(y)

O que eu fiz:
1)x=y=0 implica em f(0)=0
2)x=y=a/2 implica f(a)-f(0)=[f(a/2)]^2 implica f(a)>=0 para todo a real
3) Tomando x=0, teremos f(0+y)-f(0-y)=f(0).f(y) implica f(y)=f(-y), logo f é
par e consequentemente f é não injetora no conjunto dos reais.
Aí eu pareí.....

Se alguém puder me dar essa dica e também gostaria de saber se alguém conhece
algum site onde possa encontrar a solução das últimas olimpíadas da Polônia.

Um abraço a todos, Luiz.

Responder a