Outra solucao, mais direta IMHO, usa o teorema de Turan:

"Dado um grafo (G,V), se não existem subgrafos k-completos nele, entao
o numero de arestas maximo e obtido em uma configuracao desta forma:
k-1 grupos de vertices, cada um contendo o mesmo numero de vertices
(ou o mais proximo disso, usando uma divisao euclidiana). Cada vertice
conecta-se a todos os vertices que nao sejam de seu grupo."

De certo modo, isto demonstra que a solucao que o WGAP mostrou para o
maximo e unica.

Bem, depois eu envio uma solucao do teorema de turan. Nao e dificil
demonstra-lo para o caso acima (o grafo nao contem triangulos). Para
quem for curioso, o famoso livro Proofs from THE BOOK contem tres ou
quatro provas.

--
Quadrinista e Taverneiro!

http://tavernadofimdomundo.blogspot.com >> Quadrinhos, histórioas e afins