2010/10/21 Luiz Rodrigues <rodrigue...@gmail.com>:
> Olá, pessoal!!!
Oi Luiz,

> Tudo bem???
> Estou querendo saber quem provou que os números transcendentes são
> infinitos.
Quem provou que os números transcendentes são infinitos, se não me
falha a memória, foi Cantor, quando ele inventou a teoria dos
conjuntos (enfim, os rudimentos) da forma usada até hoje. E, com os
conceitos de enumerabilidade, resolveu várias questões interessantes,
inclusive esta.

> Além disso, como descobrir, dentro dos reais, um número
> transcendente?
Se a questão for "seja r um real, será que r é transcendente", isso é
muito difícil. A maior chance é que sim, no seguinte sentido:
escolhendo um real aleatoriamente no intervalo [0,1], a probabilidade
de ele não ser transcendente é zero, com relação à medida usual. Isso
acontece pela mesma razão que "existem infinitos transcendentes": os
algébricos são enumeráveis, e os reais não.

> É possível gerá-los?
A resposta mais fácil é não: se você considera "gerá-los" algo como
"botar um computador para escrever todos, numa dada ordem, e ir lendo
em seqüência", isso é impossível, pois afinal eles são
não-enumeráveis. Se a questão for, simplesmente, "gere uma infinidade
de transcendentes", isso é bem mais fácil, e inspirando-se dos números
de Liouville, você deve ser capaz de fazer uma seqüência infinita de
transcendentes. Dê uma olhada em
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmeros_de_Liouville para ver o que eles são.

Abraços,
--