2010/11/10 luiz silva <luizfelipec...@yahoo.com.br>:

> Ola Pessoal,
Oi Luiz!

> No livro "A Música dos Números Primos" é falado que a funçaõ zeta tem a
> propriedade de que, conhecendo-se qualquer um de seus pontos, podemos
> conhecer todos os seus pontos....toda a "paisagem".
Enfim, acho que para ser mais exato, você pode falar duas coisas:
- sabendo todas as derivadas da função num dado ponto, você pode
calcular a função em qualquer ponto
ou então
- sabendo os valores da função em qualquer vizinhança de um ponto, por
menor que seja, (mas note que isso também implica conhecer um número
infinito de valores !) você pode calcular a função em todos os pontos

> Ao ler isso, na hora me veio na cabeça a questão holográfica e de
> fractais(mais forçadamente, pois a paisagem da funçaõ não é toda igual, penso
> eu)....Alguém sabe se existe alguma relação entre esta função e as
> propriedades holográficas e dos fractais ?
Eu diria que sim, mas a relação é (talvez) superficial de certa forma:
esse fenômeno local => global é uma característica bastante
característica das funções holomorfas (ou meromorfas, como a zeta),
que também são os métodos mais "simples" de se fabricar fractais
(pensando no conjunto de Mandelbrot, no "lapin de Douady", e outros
fractais vindos da dinâmica holomorfa... fica aqui a questão de como
fazer um conjunto de Cantor com dinâmica complexa), e o fato de as
ondas eletromagnéticas terem uma representação em números complexos da
forma "módulo & fase", que permite essa mágica de usar qualquer
pedacinho para recuperar a informação completa

> Abs
> Felipe

Abraços
--