/Em 10/11/2010 12:01, luiz silva escreveu:/
Não li a lista toda, mas creio que faltou uma que, para mim, é a mais 
fundamental, pois dela vem todas as 125....

0) - Porque existe algo ao invés de nada (não é vácuo....entenda-se como 
inxsitência do espaço-tempo e, consequentemente de matéria e energia)?

Boa tarde Luiz e demais membros da lista,

Não sou especialista nisso, mas pelo que sei o vácuo quântico não tem nada de vazio. Existe uma energia de fundo no vácuo, e isto faz com que ele seja um constante "borbulhar" de criação/aniquilação de pares partícula-antipartícula. Acho que quem primeiro descreveu o vácuo quântico nestes termos foi P. A. M. Dirac.

Esta visão do vácuo quântico tem consequências práticas (talvez detectáveis um dia), tais como a radiação de Hawking (originada pela criação espontânea de partículas no horizonte de eventos de um buraco negro, seguido da fuga de uma das partículas, enquanto a outra atravessa o horizonte de eventos e "cai" dentro da singularidade do espaço-tempo).

Eu acho que algumas perguntas, tais como a 32: porque há mais matéria do que antimatéria? ou a 34: Qual é a natureza da gravidade? que tangenciam o problema que vc menciona. Talvez a resposta seja simplesmente: o Universo é simplesmente uma dessas coisas que acontecem de vez em quando a partir da energia do vácuo quântico. Se fosse possível provar a veracidade ou falsidade desta afirmação isto teria implicações filosóficas imensas. Para mim, em última análise, qualquer ciência de ponta (inclusive a matemática) está crivada de conjecturas que refletem as preferências filosóficas dos seus formuladores.

E, ao contrário do Willy, eu acho que cabe sim a investigação filosófica na ciência de ponta. Einstein dizia que queria descobrir os graus de liberdade que Deus teve ao criar o Universo, e rejeitou as idéias da mecânica quântica como descrições de mundo (no máximo eram procedimentos de cálculo que produziam a resposta certa, mas ainda era necessário descobrir algo subjacente que explicasse porquê este método de cálculo funciona - "Deus não joga dados").

[ ]'s

*J. R. Smolka*

Responder a