2011/10/5 João Maldonado <joao_maldona...@hotmail.com>:
> Alguém  pode me ajudar no seguinte exercício?  É um exercício  tipo IME,  e
> não consegui achar  uma resolução rápida e prática de se achar o LG,
> somente fazendo 1 milhão de conta s.
Bom, eu *gosto* de fazer contas, enfim, até certo ponto... A solução
analítica, mesmo sendo "razoável", pede alguns truques de mudanças de
variáveis e fatoração na hora de você achar a equação do LG. Mas sai,
é claro. Em tempo finito, o que é sempre um bom argumento.

> 1)Os pontos A, B e C estão nesta ordem sobre uma reta r. AB=6,
> BC=1. Uma circunferência variável, k, é tangente em C à r. As
> tangentes a k traçadas por A e B cortam-se em P. Determine o
> LG de P.

A solução sintética é mais razoável. (mas eu só vi depois que eu
descobri qual era a forma da solução por analítica, mesmo que o
desenho "com tudo que eu precisava" estar na minha frente o tempo
todo).
Resposta: elipse, de focos A e B passando por C.
Explicação: trace as tangentes AX e BY ao círculo k. Como ABC é
tangente ao círculo em C, AX = AC = 7 e BY = BC = 1. Note que P está
sobre a reta BY "depois" de Y, e sobre a reta AX "antes" de X (faça um
desenho). Note também que PX e PY são as tangentes ao círculo k
passando por P. Portanto, PX = PY.
Assim, AP + PB = (AX - XP) + (PY + YB) = AX + YB = AC + CB.

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa