From: eusoupedroso...@hotmail.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] RE: [obm-l] Quantidade mínnima de
tentativas
Date: Fri, 13 Jan 2012 21:41:41 +0000

Pensei assim:

Separando a dupla AB temos 3 possibilidades:

1)A e B funcionam
2)Somente um dos dois funciona
3)Nenhum dos dois funcionam

Agora veremos com quantos testes conseguimos verificar cada hipótese

1) Supondo hipótese 1 verdadeira, existem duas que funcionam entre C D E F G H,
logo 5 testes bastam para essa hipótese
AB( C;D;E;F;G ) por exemplo

2) Supondo hipótese 2 verdadeira existem 3 que funcionam entre C D E F G H,
Assim podemos separar em duplas (CD;EF;GH) e dizer que?

2.1)ou exisste uma dupla com duas funcionando, e consequentemente uma sem
nenhum e uma com um.
2.2)ou cada dupla tem apenas uma funcionando.

2.1) Para testar 2.1) 6 testes bastam A(CD;EF;GH) e B(CD;EF;GH)
2.2) Para testar 2.2) 8 testes bastam, permutando duas duplas, por exemplo
A(CE;CF;DE;DF) e B(CE;CF;DE;DF)

3) Supondo a hipótese 3 verdadeira, sabemos que existem 4 que funcionam entre C
D E F G H, e de certa forma o problema é o mesmo porém com 6 pilhas ao invés de
8, assim sabemos que seguindo esse método teremos menos de 2*(5+6+8) = 38 casos

Para esse teste supomos:

3.1) C e D funcionam
3.2) C ou D funciona
3.3) C e D não funcionam

3.1) Supondo 3.1 verdadeiro precisamos de 3 testes CD(E;F;G), pois em E F G H
tem pelo menos 2 que funcionam
3.2) Supondo 3.2 verdadeiro precisamos de 4 testes  C(EF;GH) e D(EF;GH), pois
em EF GH tem pelo menos uma dupla com duas que funcionam.
3.3) Tecnicamente não temos que testar mais nada, pois já sabemos que qualquer
combinação de E F G H irá funcionar, mas se quiser trocar de canal, mais um
teste é necessário, Assim 1+4+3+8+6+5 = 27

Obviamente não vejo uma maneira clara de provar que isso é o mínimo, logo, quem
dá menos?