Oi,
eu tentei bastante, mas não consegui mostrar que o volume do tetraedroé um
terço do volume do prisma. Eu consigo dividir o prisma em trêstetraedros, sendo
que dois deles são idênticos (cada um com uma dasbases do prisma), mas o
terceiro tetraedro fica sempre diferente dosoutros, e aí eu não consigo mostrar
que o volume dos três é igual.
2012/3/28 Paulo César <pcesa...@gmail.com>:> Olá Pedro.>> Uma forma mais
elementar consiste em se calcular o volume de um tetraedro a partir de um
prisma triangular. Em seguida, aplica-se o Princípio de Cavalieri para uma
pirâmide de base qualquer porém de mesma altura que o tetraedro. Dessa forma,
conclui-se que o volume é de fato um terço do produto da área da base pela
altura.>>> Att.> Paulo Cesar Sampaio Jr.> Enviado via iPad>> Em 27/03/2012, às
21:04, Pedro Angelo <pedro.fon...@gmail.com> escreveu:>>> Olá,>>>> Sei que é
possível achar o volume de uma pirâmide usando cálculo>> integral, mas eu
queria saber se há alguma demonstração mais>> elementar, como dizer que o
triângulo tem a área igual a metade da>> área do paralelogramo, que é base
vezes altura. Eu podia jurar que eu>> vi, um dia, o nosso amigo Nehab desenhar
uma figurinha um tanto>> elucidativa.... mas não consigo lembrar de jeito
nenhum como era!>>>> um abraço,>> Pedro Angelo>>>> ========!
para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em>>
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html>>
Instru�ões para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em>
http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html>