 From: marcone augusto araújo borges <marconeborge...@hotmail.com>
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Sent: Thursday, April 26, 2012 10:44 AM
Subject: [obm-l] Divisibilidade

Prove que, entre 2^(n+1) números naturais quaisquer,existem 2^n números cuja
soma é divisível por 2^n

Eu sei que em uma divisão por 2^n existem 2^n  restos possíveis
Se em 2^n divisões ocorressem 2^n restos iguais a r,a soma deles seria
r*2^n,que é divisível por 2^n
Não sei se conseguiria resolver por congruência,mas eu gostaria de ver uma
solução por outro caminho.
Obrigado pela atenção.

Responder a