Sou professor de matemática em Belém do Pará e sempre tento incentivar os
alunos a estudar forte, buscar mais problemas, falo e resolvo problemas sobre
olimpíadas, mostro teoremas como menelaus, ceva e demonstro todos os teoremas,
mas, para minha surpresa, os alunos se preocupam apenas em tentar resolver
problemas triviais das universidades estadual, federal e Cesupa, que é uma
universidade particular. Estas universidades junto com o ENEM  cobram problemas
triviais, sem profundidade e imediatos que, na minha opinião, não selecionam os
melhores candidatos nem fazem jus ao conteudo ministrado. Me deixa muito triste
esse fato, ja que, começo a perceber que uma geração de alunos esta se
formando, onde o contexto da questão é mais importante do que o conteudo.
Gostaria de saber dos meus colegas de profissão se passam pela mesma angustia
em suas escolas, melhor ainda, se para ser um bom professor, é necessario
baixar o nível da aula e excluir a abordagem mais profunda do conteudo

Responder a