2012/8/30 Samuel Wainer <sswai...@hotmail.com>:
> Me pediram um exemplo de uma função que tem integral finita, mas que f^2 não
> tem integral finita.
>
> Fiquei quebrando a cabeça um tempão, mas não consegui.
>
> Alguém tem alguma ideia?

Tem vários exemplos "clássicos", mas o importante é *como* fazer.

Existem dois jeitos de uma integral ser infinita: porque o domínio é
grande, ou porque o valor é grande. Refrescando a memória, você deve
lembrar que 1/x tem *ambos* problemas. Quando você integra de 1 até
infinito, dá infinito (log(M) - log(1) com M -> infinito) e quando
você integra de 0 até 1 também (log(1) - log(eps) com eps -> 0). Bom,
temos um candidato (se der!) para f^2.

Agora, vejamos. Tirando a raiz quadrada de 1/x, quando x -> infinito,
isso quer dizer que a função fica MAIOR AINDA! Portanto, a integral
com certeza ainda é infinita. Aliás, qualquer função cuja integral dá
+infinito sem divergir em algum ponto (isso incluiu os +- infinito),
ou é maior do que 1 num intervalo de tamanho infinito (e isso explica
porque que dá +infinito a integral) e nesse caso não adianta tirar
raiz, vai continuar > 1 ; ou então é menor do que 1, e quando você
tira a raiz, fica maior ainda. Assim, nunca vai dar certo "no
infinito".

Sobrou o caso de ser na parte (0,1). Aqui, como  x < 1, temos que 1/x
> raiz(1/x) > 1, ou seja, a função DIMINUIU. Isso é muito bom, porque
(se você lembra) a 1/x é o "limite" de 1/x^alfa ter integral finita ou
não. Agora, basta verificar que realmente 1/raiz(x) é integrável em
(0,1). Isso eu deixo pra você conferir (mas a gente acabou de provar
que ela NÃO é integrável em (1, infinito), ou seja, ainda falta um
pouquinho).

A última parte é uma "roubadinha"  (ou roubadona, para o pessoal
analítico como Cauchy, Euler e amigos): pegue a função raiz(1/|x|)
para x entre -1 e 1, e depois "cole" uma função afim qualquer que
ligue até o zero, por exemplo subindo de -2 até -1 numa reta, depois
seguindo a 1/raiz(x), sobe, vai ao infinito no zero, volta até 1 em
x=1, e depois desce numa reta simétrica até o zero em x=2. Pronto,
essa função é com certeza integrável, porque é a soma de duas que são,
mas o quadrado dela tem uma parte que vai dar infinito.

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa