Em 26 de setembro de 2012 20:46, Athos Couto <athos...@hotmail.com> escreveu:
> Dica: imagine os dados como caixas em que você tem que dividir 20 pontos.
> Cada caixa não cabe mais do que 6 pontos!
> Cada caixa obrigatoriamente tem 1 ponto!
>
> ________________________________
> Date: Wed, 26 Sep 2012 03:30:07 -0300
> Subject: [obm-l] Contagem difícil
> From: professorteof...@gmail.com
> To: obm-l@mat.puc-rio.br
>
> Olá amigos da lista,
>
> Alguém poderia me dar uma ajudinha com esta questão?
>
> Jogando-se 4 dados não viciados, de quantas formas a soma das faces pode dar
> 20?

a1+a2+a3+a4 = 20
1 <= ai <= 6

Seja bi=6-ai.
1<=6-bi<=6, e daí

0 <= bi <= 5
b1+b2+b3+b4=4 (confira!)

Acho que dá pra tentar na raça agora: vamos calcular as somas
não-ordenadas - ou seja, 1+2 é igual a 2+1:

0+0+0+4
0+0+1+3
0+0+2+2
0+1+1+2
1+1+1+1

Ainda na raça, dá para derivar as demais formas:
4 possiblidades para a 1a.
6 possiblidades para a 2a.
3 possiblidades para a 3a.
6 possiblidades para a 4a.
1 possiblidades para a 5a.

20 possibilidades no total.

Bem, é capaz que eu tenha errado na segunda parte. Aliás, vou ver se
tem uma forma melhor...

--
神が祝福

Torres