Em 19 de outubro de 2012 20:43, Pedro Chaves <brped...@hotmail.com> escreveu:

> Caros colegas,
>

> Usando-se tão somente a definição de limite de uma sequência de números reais
> (quer dizer, sem usar propriedades dos limites), como podemos provar que a
> sequência (1, 2, ..., n, ...) não é convergente?
>
> Refiro-me à definição formal, do tipo:   n > n_o => |f(n) - L| < épsilon

Se a sequência a(n) tende para o limite L real, então
para todo e>0,
existe N(e) tal que
se n>N(e)
então |a(n)-L| < e (ou equivalente L-e < a(n) < L+e)

Como nossa sequência é a(n)=n, temos L-e < n < L+e.

Em particular, olha a sequência de falas:

para todo e>0,
existe N(e) tal que
se n>N(e)
então n < L+e

É claro que posso fazer n tão grande quant eu queira. Em especial
tomando n > L+e, vemos que esta sequência de falas é falsa. Esta
contradição veio de pensar que L existisse,

Assim, L não existe como número real.

> Desde já, muitíssimo obrigado pela atenção.
>
> Pedro Chaves

> http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html

神が祝福

Torres