Sem querer alongar muito a conversa, o MIT e o ITA são bem diferentes em vários
aspectos, então nem sei se é justo comparar os dois. O ITA é uma faculdade
exclusivamente de engenharia, o MIT tem vários outros cursos, incluindo
História, Ciências Sociais, etc.
Mesmo a estrutura de cursos é bastante diferente. No MIT, você pode escolher os
cursos que você quer fazer. Para conseguir o diploma (major ou minor), é só
completar o conjunto mínimo de disciplinas. Ou seja, você entra lá e pode mudar
de curso no meio do caminho. Aliás, o pessoal do MIT mantém um site com
disciplinas, o Open Course Ware:
http://ocw.mit.edu/index.htm

Vale a pena conferir.
Agora, o que é melhor vai depender do que você quer fazer. Eu não acredito que
haja um "melhor absoluto" para tudo, e o conceito de "melhor" já varia de
pessoa para pessoa...

[]'s
Shine