Sauda,c~oes,

O problema de construir o triângulo ABC dados <A,a,h_a>
é bem conhecido. Aparece como <a,h_a,R> no livro do Wagner
de Construções Geométricas e é resolvido pelo Sérgio Lima Netto
É o problema 28 do Capítulo 1.

A construção que conheço e a mesma que vejo sempre nos livros
usa o arco capaz de A sobre o segmento BC=a. O que vale dizer,
o círculo circunscrito e seu raio R. Talvez por ser a mais ....
natural??, evidente??

Isso se conhecemos e sabemos construir o arco capaz. Mas NÃO sei.

Pensei então numa outra construção. Começo construindo o ângulo A.
Assim B e C pertencem às retas que formam o ângulo A. E já sei também
um lugar geométrico para H_a, pé da altura. Falta construir a reta
suporte do lado a. Isso eu não sei.

Como terminar a construção?

Abs,
Luís