From: terence thirteen
To: obm-l
Sent: Sunday, July 07, 2013 2:07 PM
Subject: Re: [obm-l] somatorio de novo

É uma notação que lembra um pouco as integrais clássicas.

Imagine por exemplo a função f(x)=x. A integral dela, nos reais, é x^2+C.
Usamos aquele símbolo parecido com um S estilizado.

Aqui, ele define integrais discretas de funções naturais.
Se f é uma função de N em N, e F é uma função tal que F(n+1)-F(n)=f(n),
chamamos  F de integral discreta de f. E usamos a notação SIGMA^n (o n serve
para indicar a variável de integração, mais ou menos como o dx nas integrais
comuns).

Mas, o que tem de mais? Alguma outra coisa está passando que eu não vi? Eu
mesmo não sei qual página está isto.