  From: Hermann
  To: obm-l@mat.puc-rio.br
  Sent: Thursday, August 22, 2013 5:54 PM
  Subject: [obm-l] calculo II região interpretação

  Meus amigos gostaria (muito) de duas ajudas: resolver explicado esses
exercícios e/ou me informar em qual livro de cálculo encontro exercícios
parecidos com estes. Meu problema é dada a região U como DESTRINCHAR qual
informação foi passada, eu queria entender dada a região U aí embaixo como
descubro as informações necessárias.

  a) Considere a região U do espaço dada por U := f(x; y; z) pertencente ao
R3; 0 <= z <= y^2 + x;
  0 <= y <= sen x; 0 <=x <= PI
  1. Escreva o volume de U usando uma integral iterada nas variáveis x; y:
  2. Calcule o volume de U: Resposta: Volume(U) = 4/9 + PI

  b) Determinar o volume do sólido delimitado pelos paraboloides
  z=4x^2+2y^2 e
  z=12+x^2-y^2.

  resposta 24pi
  Aqui no b eu sei que a integral dupla de um paraboloide menos o outro da o
volume, mas como encontro os indices de integração?

  Abraços
  Hermann

  ps: desculpem-me minha ignorância