2013/9/4 marcone augusto araújo borges <marconeborge...@hotmail.com>

> Sejam a,b,c,d números reais tais que a^2 + b^2 = c^2 + d^2 = 1 e
> ac + bd = 0.Determine o valor de ab + cd
>
> Eu pensei em vetores (a,b) e (c,d)
> O produto interno desses vetores,de acordo com o enunciado,é 0
> Então temos c = b e d = - a ou c = - b e d = a e em ambos os casos
> ocorre ab = - cd.Dai,segue que ab + cd = 0
>
> Daria pra resolver usando uma interpretação geométrica ou de outro modo?
Bom, eu fiz mais ou menos como você: os vetores u=(a,b) e v=(c,d) são
ortogonais e estão no círculo unitário. Uma versão levemente mais
geométrica diz que u=(cos x, sin x), v = (+- sin x, -+ cos x) para que
eles sejam ortogonais, logo o produto é sin(x) cos(x) para um, e -
sin(x)cos(x) no outro.

Outra idéia: ab = área de um triângulo com base num eixo e hipotenusa
da origem até u. Idem para cd. Só que triângulos nos quadrantes 2 e 4
têm o sinal trocado, a perpendicularidade dá a semelhança dos
triângulos, e a norma, a congruência das hipotenusas, logo dos
triângulos. Assim, |ab| = |cd| e elas têm sinal trocado.

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa