Em linhas gerais, sim, concordo.

Mais especificamente, eu inverteria a linguagem e diria que essas derivadas
dão o crescimento de x e y com relação a t (suponho que sua nomenclatura
seja x(t)=t^3 e y(t)=t^2-t); e "plano yox" é um pouco estranho, eu diria
"plano x-y", na orientação usual. Se "para baixo" e "para cima" indicam
ideia geral da direção da velocidade (não apenas VERTICALMENTE para cima ou
para baixo), concordo.

Eu costumo pensar nas coisas juntas: o vetor velocidade é
v(t)=(x'(t),y'(t)); então os sinais de x' e y' em cada ponto dão a ideia
geral da direção ("Quadrante Noroeste", "Quadrante Sudeste", etc.) para
onde a velocidade aponta.

Abraço,
       Ralph