Para o (2): pense assim: se a área é máxima, então de todos os pontos da
circunferência que contém C, temos que escolher o mais longe possível do
segmento AB (pois, fixando A e B, este C é o que dá a área máxima). Ou
seja, o segmento AB tem que ser paralelo à tangente ao círculo de C, em C.
Isto significa que OC é perpendicular a AB.

Analogamente, OA é perpendicular a BC e OB é perpendicular a AC. Portanto,
O tem que ser o ortocentro do triângulo ABC.

Abraço,
        Ralph