2013/11/20 PeterDirichlet <peterdirich...@gmail.com>

> On 20-10-2013 16:28, marcone augusto araújo borges wrote:
>
> Quantas matrizes 4 x 4 formadas pelos elementos 1,2,3 e 4 possuem
> em cada linha e em cada coluna todos elementos distintos?
>

> Vou testar uma ideia.
>
> Sabemos que, se trocarmos 1,2,3,4 por qualquer permutação deles, de forma
> consistente, obtemos outra matriz que satisfaz o enunciado.
>
> Por exemplo:
>
> 1 2 3 4
> 2 1 4 3
> 3 4 1 2
> 4 3 2 1
>
> Substitua 1 por 3 e 3 por 1, mantendo o 2 e o 4:

> [...]

As quatro matrizes satisfazendo todas as condições (únicos elementos,
fixar os bordos) são:

1 2 3 4
2 1 4 3
3 4 1 2
4 3 2 1

1 2 3 4
2 1 4 3
3 4 2 1
4 3 1 2

1 2 3 4
2 3 4 1
3 4 1 2
4 1 2 3

1 2 3 4
2 4 1 3
3 1 4 2
4 3 2 1

Eu vou tentar "escovar" o programa para o caso 5x5, por enquanto ele
calcularia 5 ^ 16 casos...

--
Bernardo Freitas Paulo da Costa