Sobre funções periódicas, uma curiosidade que eu gosto muito é a seguinte:

Um "período" de uma função f:R->R é qualquer número real positivo T
tal que a função f(x) é idêntica à função f(x-T). O "período
fundamental" de uma função f:R->R é definido com o menor período da
função. Funções não periódicas obviamente não possuem período
fundamental. Mas mesmo funções não periódicas podem não ter um período
fundamental. Por exemplo, a função indicadora dos números racionais
(que vale 1 nos racionais e 0 nos irracionais) admite qualquer número
racional como período, mas não existe um menor racional positivo.

A curiosidade é que basta que a função seja contínua em pelo menos um
único ponto para garantir que existe um período fundamental! (ou então
que a função é constante, que é o caso chato)