Sabe-se que funções pertencentes ao R² podem possuir imagens em R³,
portanto, considere z= f(x,y).
x² + y² + z² = 16
z² = 16 - x² - y²
z = +-sqrt(16 -x² -y²)
f(x,y) = +-sqrt(16 -x² -y²)
Daí, +sqrt(16 -x² -y²) representa a calota superior da esfera e -sqrt(16
-x² -y²) a calota inferior.
Desse ponto de vista, a resposta que apresentaram como correta está
realmente correta, exceto por um pequeno detalhe: 16 representa o RAIO ao
quadrado, e não o diâmetro. O diâmetro seria 8, e não 4.
Na matemática tudo é relativo, e tentarei pensar em uma forma de provar que
o seu raciocínio está correto. Assim que obtiver novas possibilidades
escreverei novamente.

Atielly Ramos