Hmmm... Acho que eh um tiquinho mais complicado, se a gente levar em conta
misturas de orientacoes.

Por exemplo: voce poderia pegar a chapa 300x120 e dividi-la em 224x120 +
76x120. A primeira vira (4x56)x(3x38) = 12 chapas, e a segunda vira
(2x38)x(2x56)=4 chapas. Entao em teoria eh possivel fazer **16** chapas a
partir de uma 300x120. Digo "em teoria" porque em uma direcao os cortes
ficaram JUSTISSIMOS, sem um milimetro de sobra -- nao sei o quanto esta
precisao seria problematica no seu caso.

Neste caso, o desperdicio seria de 1952cm^2 por 16 chapas -- desperdicio
medio de 122cm^2 por chapa, ou seja, apenas uns 5.7%. Ficou bem razoavel.

Serah que tem algum jeito ainda melhor?

Abraco, Ralph.

P.S.: Achei que a medida certa era "desperdicio por chapa" pois imagino que
voce vai fazer INUMERAS chapas, certo?

> Preciso cortar chapas de
> 38cm x 56cm
>
> e gostaria de saber qual dos tamanhos de chapa abaixo seria o melhor (ou
> seja, menor perda)
> 200cm x 100cm
> 200cm x 120cm
> 300cm x 100cm