Eh, o Hermann tem razao, nao existe uma distribuicao de probabilidade nos
reais positivos que "funcione" bem. O problema eh que existem varias
maneiras de "escolher um numero real positivo aleatoriamente", nenhuma
delas completamente padrao, e elas dariam respostas diferentes para seu
problema.
---///---
Por exemplo, UMA maneira de adaptar sua pergunta eh a seguinte:

1. "Seja dado um N real positivo. Escolha x, y e z aleatoriamente e
independentemente, com distribuicao uniforme, no intervalo [0,N]. Sabendo
que z>=y>=x, qual a probabilidade de termos z<x+y?"
2. "O que acontece com esta probabilidade quando N->+Inf?"

Geometricamente: voce escolhe um ponto (x,y,z) aleatoriamente
(uniformemente) dentro da regiao R:0<=x<=y<=z<=N; qual a chance de ele
estar na sub-regiao S:z<x+y? O "uniformemente" indica que probabilidades
sao proporcionais a volumes.

Vejamos: R eh um tetraedro de vertices (0,0,0), (0,0,N), (0,N,N) e (N,N,N).
O plano P:z=x+y passa pelos vertices (0,0,0) e (0,N,N) e corta a aresta que
vai de (0,0,N) a (N,N,N) exatamente ao meio, em (N/2,N/2,N). Entao P corta
R em dois pedacos de mesmo volume (pense em P como base dos tetraedros S e
R-S; a area da base eh a mesma, e as distancias de (0,0,0) e de (N,N,N) a P
sao iguais)! Isto eh: vol(S)=vol(R)/2. Assim, dado um ponto escolhido
uniformemente em R, a probabilidade de ele estar em S eh 1/2.
---///---
Outra maneira:
"Tome uma vareta de comprimento L, e escolha nela dois pontos
independentemente, de maneira aleatoria uniforme. Quebrando a vareta nestes
dois pontos, qual a probabilidade de elas serem os lados de um triangulo?"

Esta jah apareceu na lista:
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.200706/msg00182.html. Agora
dah 25%. :P

(Alias, vide tambem