Comece pelo centro e pelas laterais, isto deve diminuir as dificuldades.
Abrirão vários casos para serem analisados.

E se  não me engano, esta questão tem como origem  não considerando os
quadrados pelos vértices com as mesmas cores. Neste  caso a análise fica
mais silmplificada.

Abraços

Carlos Victor