> Caro Pedro José e demais colegas,
>
> De fato, no meu enunciado eu quis dizer:   a, a+2 e a+4 são primos positivos.

Não, isso de primos negativos é uma generalização que não acrescenta
nada. Em quase todos os lugares que eu conheço os primos são por
definição positivos (exceto a Wikipédia em português, que não cita
fontes confiáveis... segundo ela mesma). Basta ver a Wikipédia em
inglês, francês, alemão, a Wolfram
(http://mathworld.wolfram.com/PrimeNumber.html). Ou, citando um livro,
o José Plínio de Oliveira Santos, Introdução à Teoria dos Números, da
Coleção Matemática Universitária. Porquê? Porque é mais simples assim,
e se quando se generaliza o conceito de primos para outros anéis
aparecem muitas outras noções (por exemplo, o desaparecimento da
fatoração única, ...).

> Nesse  caso, necessariamente a = 3.
> Agora, sem a palavra positivos, serviria realmente também a = -7.
> Obrigado a todos!

Por um Z simples e amigável,
Abraços,
--