Essa saiu por área...olha.

1)Se AB=c, AC=b, BC=a, logo AD=b-c, assim baixando a perpendicular tirada
de O ao lado AD, a chamaremos de z.
2)Como a área de ABC é igua a p.r, onde p é o semiperímetro, e a área do
triângulo ABD é igual a
(1/2).(a/2).r+(1/2).c.r+(1/2).(b-c).z
3)Como a área do triÂngulo ABD vale a metade da área do triângulo ABC temos
que
(1/2).(a/2).r+(1/2).c.r+(1/2).(b-c).z=p.r/2, e logo após algumas contas
encontraremos z=r/2.
4)Agora finalizando no triângulo XOY , teremos um ângulo de 120.

Um grande abraço.

Douglas Oliveira.