Bom dia!
 Pelo princípio das gavetas, também chamado de princípio da casa de pombos.

É um conceito bem simples, o díficil é vislumbrar as casas. Mas, para esse
caso é o mais simples.
Õ princípio é o seguinte se você tem n casas e n+1 pombos, alguma casa terá
dois pombos.
Assim vale para as cores você tem 8 cores (que serão as casas) e pelo menos
9 quadrículas a serem pintadas (que serão os pombos - 9 pois você pode ter
uma interseção).
Não tem como botar todas as quadrículas com cores diferentes.
Tem um problema proposto pelo Marcone Araujo com o título de gavetas, que
aborda o assunto,. Só que no problema dele a definição de casas e pombos
não é trivial.

Se você se interessar têm esses artigos que abordam o princípio.

http://www.mat.ufmg.br/~espec/Monografias_Noturna/Monografia_PriscillaAlves.pdf
http://www.obm.org.br/opencms/revista_eureka/
No segundo caminho procure a Eureka número 5. Estude o artigo princípio das
gavetas

Saudações,
PJMS