fazendo para um conj com 4k elementos:
Defina A={x que pertence a (1, 2, ..., 4k) | x é par ou x<2k+1},
desta forma temos k números que não estão em A, então vamos ter
obrigatoriamente que escolher pelo menos 2k+1 números de A. Vamos agora
separar A em 2k casas:
{1,2}, {2,4}, {3,6}, {4,8}, {5,10}, ..., {2k, 4k}.
Então pelo PCP, teremos que escolher dois números da mesma casa. Ou seja,
pegaremos dois números da forma x e 2x, dentre os 2k+1 que iremos escolher.

Em 14 de maio de 2015 22:01, Listeiro 037 <listeiro_...@yahoo.com.br>
escreveu:

> Eu concluí assim: para não ter múltiplo de um com o outro, eles devem
> ser primos. De 1 a 100 existem 25 números primos. Qualquer escolha acima
> de 25 no intervalo de 1 a 100 determina um novo número que é múltiplo
> de um dos 25 primeiros.
>
> Ou seja, existem 25 casas de pombos e 51 pombos.

>  acredita-se estar livre de perigo.

> Instru�ões para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~obmlistas/obm-l.html

Esdras Muniz Mota
Mestrando em Matemática
Universidade Federal do Ceará