Bom dia!

Dados dois inteiros *d* e *a* dizemos que:

d divide a, ou d é divisor de a ou a é múltiplo de d e representamos por  d
| a <==> Existe k Ɛ Z | kd = a.
Portanto, pela definição, se b | |a| ==. Existe k inteiro tal que  kb = |a|.

Se a >= 0 ==> |a| = a ==> kb = a ==> b | a.
Se a <0 ==> |a| = - a ==> Existe  w=-k, w inteiro, tal que wb= a ==> b | a.

Atentar que não existe a/0, porém pela definição 0 | 0.

Saudações,
PJMS