A união de dois conjuntos é definida com base no conectivo lógico "OU" (x
pertence a A união B <==> x pertence a A  OU  x pertence a B).
E, em matemática (e em lógica), o "OU" não é exclusivo (ao contrário do uso
quotidiano deste conectivo).
Ou seja, dadas as proposições P e Q, a proposição composta "P OU Q" será
verdadeira em três situações:
P verdadeira e Q falsa,
P falsa e Q verdadeira, e
P e Q ambas verdadeiras.
Assim, o matemático é o sujeito que, quando perguntado se prefere açúcar ou
adoçante no seu café, responde "Sim".

[]s,
Claudio.