Eles disseram que a expressão eh uma identidade **em x**. Abrindo a
expressão da direita e organizando, o que foi dado eh que:
sinx+2cosx=(Asiny)sinx+(Acosy)cosx vale para todo x real.

Como A e y sao NUMEROS (nao dependem de x), o unico jeito de isso acontecer
eh se os coeficientes de sinx e cosx de um lado coincidirem com os
coeficientes do outro lado, respectivamente (se você ainda não acredita
nisso, explico no "Mais Embaixo"). Então devemos ter:
Asiny=1
Acosy=2
Elevando ao quadrado e somando, vem A^2=5, ou seja, A=raiz(5) (pois eles
falaram que A>0).

Abraco, Ralph.

M.E.: a afirmacao que eu fiz equivale a dizer que sinx e cosx sao funcoes
linearmente independentes... em suma, estou dizendo que Bsinx+Ccosx=0 (para
todo x) se, e somente se, B=C=0. De fato, se B fosse nao nulo, teriamos
rearrumando que tanx=-C/B PARA TODO x REAL!! Isso eh claramente absurdo,
tanx nao eh uma funcao constante que nao depende de x! Entao a conclusao eh
que B=0, e portanto Ccosx=0 para todo x real, e dali C=0 tambem.

Para conectar o problema original com este papo do paragrafo anterior,
pegue aquela identidade em x em cima e escreva-a assim:
(Asiny-2) sinx + (Acosy-2) cosx = 0
Como os caras entre parenteses sao numeros, nao dependem de x, voce pode
chama-los de B e C... e entao recai no que eu falei sobre linearmente
independentes ali, ou seja, devemos ter B=C=0, e entao Asiny=1 e Acosy=2,
como falamos antes.