O Pacini me pediu que enviasse para a lista a ideia abaixo, pois ele não
está conseguindo concluir o devido envio :

Para n par o link que o Carlos Gustavo colocou mostra a análise.

Acredito ter encontrado uma outra ideia para todas as soluções com
a=2n+1, usando

3^(2n+1) = 2(b^2) + 1

3^(2n+1) = 2(b^2) +3 -2

3(3^(2n)-1) = 2(b^2 - 1)

3(3^n-1)(3^n+1) = 2(b-1)(b+1).

Vou verificar se realmente usando esta ideia chegarei às soluções e
postarei mais adiante.

Pacini

Carlos Victor

Em 12/11/2019 19:06, Carlos Gustavo Tamm de Araujo Moreira escreveu:

> Há uma menção a esse problema em
> https://math.stackexchange.com/questions/2826307/integer-solutions-of-3n-1-2m2
>  [1]
> Uma sugestão é usar o fato de que Z[i.sqrt(2)] é um domínio de fatoração
> única, e escrever 1+2b^2 como (1+b.i.sqrt(2))(1-b.i.sqrt(2)).
> Notem que 3 se fatora aí como (1+i.sqrt(2))(1- i.sqrt(2)).
> Abraços,
> Gugu
>
> On Tue, Nov 12, 2019 at 7:21 PM Pedro José <petroc...@gmail.com> wrote:
>
> Boa noite!
> Agora captei vosso pensamento.
> [...]

Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivrus e
acredita-se estar livre de perigo.

Links:
------
[1]