O Pacini me pediu que enviasse para a lista a ideia abaixo, pois ele não
está conseguindo concluir o devido envio :

Para n par o link que o Carlos Gustavo colocou mostra a análise.

Acredito ter encontrado uma outra ideia para todas as soluções com
a=2n+1, usando

3^(2n+1) = 2(b^2) + 1

3^(2n+1) = 2(b^2) +3 -2

3(3^(2n)-1) = 2(b^2 - 1)

3(3^n-1)(3^n+1) = 2(b-1)(b+1).

Vou verificar se realmente usando esta ideia chegarei às soluções e
postarei mais adiante.

Pacini

Carlos Victor