De: Eduardo Henrique
Enviado: quinta-feira, 28 de março de 2019 15:28
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Rodada de Negócios

Olá pessoal, tudo bem?

Minha mãe está estudando RH e ontem ela participou de uma dinâmica que chamaram
de 'rodada de negócios'.

Consiste no seguinte:

É uma reunião normalmente de empresários ou freelancers, distribuídos em várias
mesas e cada um tem algum tempo para se apresentarem. Após todos se
apresentarem em sua primeira mesa, todos trocam de mesa de maneira que não haja
pessoas repetidas. A rodada acaba quando todos se apresentam a todos.

Por exemplo, se tivermos 9 integrantes: A, B, C, D, E, F, G, H, I, dispostos em
3 mesas com 3 integrantes cada.

Rodada 1:
Mesa: A, B, C
Mesa: D, E, F
Mesa: G, H, I

Rodada 2:
Mesa: A, D, G
Mesa: B, E, H
Mesa: C, F, I

Rodada 3:
Mesa: A, E, I
Mesa: B, F, G
Mesa: C, D, H

Rodada 4:
Mesa: A, F, H
Mesa: B, D, I
Mesa: C, E, G

Daí eu achei interessante a proposta e resolvi dar uma estudada em como
generalizar o conceito pra mais pessoas. Algumas perguntas que me surgiram: Se
eu tiver 60 pessoas, 6 mesas de 10 pessoas dá certo de fazer essa rodada de
negócios? e 10 mesas de 6? Gostaria de tentar entender como trabalhar com esse
problema, se achar condições para saber como distribuir N pessoas em M mesas de
forma que a rodada 'funcione' sem repetições. Vocês tem alguma dica de algum
material para eu estudar sobre isso?