A princípio, não há nada que garanta que f seja derivável ou mesmo que o
limite exista para esta prova valer. Mas, de fato, se o domínio está
restrito a Q, você pode mostrar que f(x) = ax para algum a. Um caminho é
definir f(1) = a e mostrar que f(1/n) = a/n, para então chegar em f(m/n) =
ma/n.

Se o domínio fosse R, no entanto, não seguiria que f(x) = ax. O máximo que
poderia-se dizer é que se T ∈ R é tal que existe um r de modo que para todo
x ∈ T, x/r ∈ Q, existe um b tal que f(x) = bx para todo x ∈ T. Ou seja,
dentro de determinadas classes de R, vale f(x) = ax, mas o valor de a pode
mudar para cada classe.