Proponho um algoritmo para quebrar o RSA. O algoritmo que eu propus antes
trabalhava com números muito grandes e por isso podia não funcionar
direito. Esse trabalha com números bem menores porque usa módulo N numa
etapa. O algoritmo e sua explicação estão no YouTube com o mesmo título
desse e-mail. São dois vídeos, o que conta é o mais recente deste ano de
2022.

QUEBRA DO RSA - ALGORITMO N.2

PASSO 1: a=3

inicializando o valor de a

PASSO 2: N é o inteiro a ser fatorado

N é o número usado no RSA. N é o produto de dois números primos grandes não
muito próximos.

PASSO 3: M=N^512 (N elevado a 512)

M é um número grande mas não muito grande. O valor de P não vai ultrapassar
muito o valor de M. P é uma variável inteira que acumula fatores primos. Aí
você faz MDC(P, N) para tentar fatorar N.

PASSO 4: a=a+1

O valor de a é atualizado para a+1, isto é,  é  acrescentado 1 ao valor de a

PASSO 5: P=a

O valor de P é inicializado

PASSO 6: b = número aleatório entre 0 e 1
PASSO 7: Se b > 1/2 faça c=1 senão faça c=-1

O objetivo dos passos 6 e 7 é atribuir à variável c um valor que pode ser 1
ou -1. Isso nem precisa ser feito de modo aleatório, mas acho que vai
funcionar melhor se for aleatório.

PASSO 8: P=P(P+c)

É uma atribuição de valor. O novo valor de P passa a ser P(P+c). Note que
P+c é relativamente primo com P. Na prática são acrescentados novos fatores
primos a P que vai acumular fatores primos.

PASSO 9: Se P < M vá para o PASSO 6

Esse passo determina um looping para acumular fatores em P.

PASSO 10: Se MDC(P, N) for diferente de 1 vá para o PASSO 14

Se MDC(P, N) for diferente de 1 ele pode ser um fator primo de N. Resta
verificar se ele não é o próprio N. Isso vai ser feito no PASSO 14.

PASSO 11: P = Resto da divisão de P por N

Esse passo é para trabalharmos com números menores.

PASSO 12: Se P < 4 faça P=4

Talvez esse passo possa ser omitido

PASSO 13: vá para o PASSO 6

PASSO 14: Se MDC(P, N)=N vá para o PASSO 4

Se MDC(P, N) = N não foram encontrados fatores primos e algoritmo recomeça
do ponto apropriado.

PASSO 15: MDC(P, N) é fator (primo) de N

FIM

Eu fui menção honrosa na Olimpíada Ibero-americana de Matemática
Universitária em 2006. Acho que este meu trabalho merece ser avaliado.