--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Ronaldo Sales"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> O livro eu quero comprar pois não tenho mesmo.

Altamente recomendado, e já que vc está no trabalho de tentar criar
processos bons, eficientes no uso do banco, eu recomendo também que
vc adquira e leia o "Effective Oracle by Design", do mesmo autor :
foi com livro que me caiu a ficha de muitas coisas, como índices
seletivos, que me ajudaram a cortar ** horas ** dos meus
processamentos.

> ... cada vez que eu vou lá eu compro uma briga com eles. Eles tavam
me falando que a clausula PARTITION é obrigatória no FROM TABELA....

bad news, realmente. Na verdade o problema nem é a pessoa errar
(embora seja algo basicão de tudo pra DBAs, IMHO), mas reside no
seguinte : pra demonstrar que essa cláusula não é obrigatória basta
um teste de 3 minutos no sql*plus, como eu fiz no e-mail anterior,
uma resposta categórica dessas indica que esses "dbas" simplesmente
nem se importaram com o assunto, são daqueles provavelmente que há X
anos atrás aprenderam  algo e nunca mais testaram pra ver se ainda é
verdadeiro : não é o tipo de atitude que eu endosse.
 Bom, vc está no caminho certo, o negócio é provar POR DEMONSTRAÇÂO,
e aí o e-mail com a prova, num toque sutil, vc copia também pro teu
chefe, pro chefe deles, prum adversário do chefe deles, quem sabe
esses "dbas" se tocam, é o que vc pode fazer politicamente.
  Sorte pra vc.