negativo, veja lá no manual de Concepts a info completa, mas além de
flashback o undo_retention controla quanto tempo um segmento de undo
fica disponível. O trecho é :

"Undo Retention Control
Long-running queries sometimes fail because undo information required
for consistent read operations is no longer available. This happens
when committed undo blocks are overwritten by active transactions.

Automatic undo management provides a way to explicitly control when
undo space can be reused; that is, how long undo information is
retained. A database administrator can specify a retention period by
using the parameter UNDO_RETENTION. For example, if UNDO_RETENTION is
set to 30 minutes, then all committed undo information in the system
is retained for at least 30 minutes. This ensures that all queries
running for 30 minutes or less, under usual circumstances, do not
encounter the OER error, "snapshot too old."

ou seja, se vc especifica 15 minutos, qquer query que dure mais de 15
minutos (como supunho que é esa do fechamento) pode pegar um erro - o
X aqui é que seria um erro de snapshot too old, e tipicamente erros
de unable to extend , como esse seu, são por espaço, então a
recomendação de subir o undo_retention é adicional, o que eu acho que
==>> vai te ajudar <<== mesmo é o tamanho maior. Quanto às diferença
do porque está diferente, ou vc tem queries demorando mais tempo no
linux (e portanto exigindo mais segmentos online), ou tem diferença
na qtdade de transações/jobs, ou os bancos estão com configs
(tablespaces gerenciadas de maneira diferente)....
 O ponto é, se em bancos com quantidades muito similares de outras
transações simultâneas, com tablespaces e configs de sistema
(otimizador, config de RAM, etc) similares, queries demorando mais ou
menos o mesmo, vc ter consumos de undo EXTREMAMENTE diferentes, sem a
menor sombra de dúvida vc tem material pra abrir um chamado no
Suporte, é isso.