PMFJI, mas : cara, softwares são escritos por humanos, falíveis,
então em princípio qualquer soft pode falhar : porém, conhecendo a
qualidade da programação do kernel do bd Oracle (as tools e os add-
ons são outra coisa, mas o kernel em si é bem bonzinho, pra dizer o
mínimo), a propalada estabilidade dele , etc, eu diria pra vc em
princípio supor que a mensagem é real, e agir como tal. Primeira
coisa, PODE acontecer corrupção que não impeça selects (que é o que o
exp faz) ?? ==>> PODE SIM, basta que a corrupção esteja num bloco não-
usado atualmente (por exemplo!), sim ???

 Então o que fazer ? Procedimento-padrão : ter um backup válido (e
exps das tabs envolvidas também, se quiser), e fazer as  ==>
verificações adequadas <== (ie, dbverify com o banco fechado),é
TOTALMENTE insuficiente só fazer um select e assumir que está tudo
bem.... SE o dbverify apontar corrupção em QUALQUER datafile, é
corrigir (pode ser via DBMS_REPAIR  ou simplesmente movendo os blocos
pra outro local via move/rebuild, já que vc consegue ler normal).
  E importante : a nível de SO (também com o banco fechado) rodar um
check PROFUNDO de hardware : ==>>> NÂO É só o fsck ou equivalente, vc
tem que usar um soft mais detalhista, que verifique discos, RAM, etc,
em nível maior : existem diversos softs pra isso no mercado, os
melhores são independentes de SO (ie, vem num disquete/CD de boot, vc
roda não importando o SO).

  COM estas verificações TODAS feitas, aí sim se aparecer essa msg vc
pode acionar o Suporte da Oracle, que pode ser bug do banco.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Marcelo Hirayama
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> Ederson,
>
> Não acredito que seja mesmo corrupção no arquivo porque neste
datafile, existe apenas uma tabela particionada de 4GB. Fiz o export
dela sem erro algum e ainda copiei-a para uma outra tab_teste, também
sem erro.

> Apareceram ainda outros erros no alert sobre blocos corrompidos, em
diferentes datafiles. Fiz o export do banco inteiro, sem problema
algum.

> Sobre aquela tabela de 4GB, fiz um analyze estimate nela, e a
aplicação voltou a funcionar e o erro de bloco corrompido sumiu, para
o datafile que ela está.