André,
a versão do Oracle é 9.2.0. Quando pedi ao metalink o client para
linux eles me enviaram um cd pack com vários cds menos o client. Não
sei se há client para Linux. Neste instant client deve estar faltando
algo, talvez variáveis de ambiente, pois se traz o sqlplus, deveria
liberar a conexão.

A idéia é montar um ambiente Microsiga no Linux, pois hoje está
hospedado em NT. Existe o TopConnect 4 que precisa enxergar o banco
pelo tnsnames, mas segundo o grupo siga-br é necessário um client
instalado.
Está sendo terrível.

[]´s

Marcelo.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Andre Santos"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> Marcelo
>
> Certamente não precisa instalar o "Oracle Lite" para conseguir a
conexão.

> Em geral, a mesma mídia de instalação do "servidor" também oferece
a instalação do "client" (pelo menos "client" para Windows...).

> Nunca usei/instalei  os "instant clients", mas talvez também seja
uma solução... algum colega aqui do grupo, quem sabe, pode ajudar.