É verdade, vai ocorrer a conversão implícita, é isso mesmo.
Tecnicamente falando, não é rigorosamente obrigatório usar o
TO_CHAR , já que pode-se controlar a conversão via variáveis
NLS_DATE_FORMAT e similares (tanto no servidor quanto nos clientes),
mas obviamente isso é um ponto fraco no sistema, já que basta se ter
um único cliente sem o setting que vai dar pau, além da questão de
conversão implícita poder interferir em performance....

==>> Então sim, se não é tecnicamente obrigatório vc usar o TO_DATE
na string pra comparar campos data com valor data, é MUITÍSSIMO
recomendado e recomendável, MESMO, é IMHO o único jeito certo e
seguro de se trabalhar com datas, comparando-as com valores data,
SEMPRE.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Ronaldo Sales"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> Não é bem isso. É que se vc só coloca a string o oracle faz uma
conversão implicita, aí ele usa a mascara definida pelo
NLS_DATE_FORMAT.

> Sempre faça conversão explicita com TO_DATE() para evitar problemas.
>
> Ronaldo.
>

> De:oracle_br@yahoogrupos.com.br
>
> Para:oracle_br@yahoogrupos.com.br
>
> Cópia:
>
> Data:Mon, 8 Aug 2005 18:08:26 -0300 (ART)
>
> Assunto:Re: [oracle_br] Help - URGENTE duvida sobre data ERROR: 0RA-
01830

> Pessoal, me corrijam se eu estiver errado.
> César, é o seguinte, você está comparando um campo de data com uma
string de caracteres. Se você não especificar que essa string é um
valor de data, ele comparará o campo data com a string...causando o
erro.