Verdade verdadeiríssima Gari, o manual "Oracle8i Designing and Tuning
for Performance" no cap. 12 - Data Access Methods  ** EXPLICITAMENTE
** os contra-recomenda em OLTPs :
"Bitmap indexes benefit data warehousing applications, but they are
not appropriate for OLTP applications with a heavy load of concurrent
INSERTs, UPDATEs, and DELETEs."

Ivan, a nota do suporte que diz oficialmente se está disponível ou
não não está acessível (ao menos pra mim), mas olhando no
manual "Getting to Know Oracle8i", cap. 5 - Oracle8i Feature and
Option Availability, não vi restrição, então deve funcionar index
compression em 8i standard. O que eu não sei é se vai ser útil no
caso em questão, pois (como diz o artigo apontado) a utilidade disso
é vc obter índices menores á custa de alguma carga de CPU -
logicamente, pra isso valer a pena, o custo e a quantidade de I/O tem
que ser MUITO maior que o de CPU, se o sistema lá do colega for OLTP
certamente isso não deve ocorrer.

taylormoraes, uma outra opção que seria excelente, se além da
cardinalidade baixa fosse possível se querer indexar apenas uma parte
dos registros seria um índice seletivo de função (aí o índice ficaria
menor não por força de compressão, mas sim por quantidade menor de
registros armazenados dentro dele), mas isso não tem no Standard...
Não tem muito jeito, Standard é severamente "podado" pra justificar o
custo, acho que por esse lado de estruturas não se teria muito mais o
que fazer, seria mesmo se a aplicação permite, investigar as
possibilidades de CBO.

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Gari Julio Einsfeldt"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> So lembrando que indices bitmap não são muito bons para ambientes
com muitas DMLs, a exemplo dos OLTPs.