De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED]
nome de [EMAIL PROTECTED]
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [oracle_br] [OFF-TOPIC] CLT ou PJ

Diogo,
nas condições normais seria mais interessante o CLT.
Por mês vc terá um líquido menor do que como PJ mas no fim do ano vc
recebe o montante de 13, férias, participação lucros.
Além disso vc guarda um bom valor no FGTS que pode ser usado no futuro.

Uma dica pra vc comparar os dois é uma planilha que tem no site da APInfo.
É uma planilhinha excel onde vc entra com alguns
dados e ele te mostra os valores mensais e anuais para seu entendimento.

A carga tributária como CLT é uma só. Não é tão simples de calcular mas vc
chega lá.

Como PJ, a carga varia muito por estado e município. Os impostos que
normalmente se recolhe para empresas de serviços de
desenv de software (dba está nessa categoria acredito) são:
- IRRF (imposto retido na fonte) - tributo federal - 4,8% sobre o
faturamento
- COFINS - 3% sobre o faturamento (bruto)
- PIS - 0,65% sobre o faturamento
- INSS (GPS) - normalmente calculado sobre pró labore, no meu caso sobre 1
salário mínimo - GPS= R$ 93,00
- ISS - tributo municipal que no estado de SP varia de 0,5% até 5%
dependendo do município. Em São José dos Campos é de 2%.

Alguns destes impostos são descontados integralmente ou parcialmente na NF
(nota fiscal) e o resto é pago trimestralmente calculado sobre
o montante acumulado nas NFs destes meses.

No meu caso específico eu prefiro PJ pois vc fica mais livre pra escolher
onde quer trabalhar e não tem muito aquele lance de hierarquia que
te obriga a puxar o saco do chefe pra subir na empresa. Além disso eu
tenho conseguido um valor hora muito bom que compensa os benefícios
que não ganho, ou seja, converti os benefícios em moeda corrente. Já tive
experiências como CLT e não foram boas pra mim. Como PJ tive
ótimas experiências o que me leva a tender pra PJ. Mas isso é muito
pessoal e depende muito do seu perfil profissional.

Bom, fico a disposição para alguma dúvida.

Abraço.
Marco.

Diogo Mello <[EMAIL PROTECTED]>
Sent by: oracle_br@yahoogrupos.com.br