Sergio,

Essa replicação funciona da seguinte forma, quando a mesma é implementada
são criadas packages que a cada transação feita a mesma é colocada em uma
fila e existem JOBS que vão fazer as atualizações no outro banco de dados
conforme os registros alterados que estão nessa fila. No outro banco o
funcionamento
é exatamente igual.

Depois que essas transações são confirmadas no BD destino existe outro JOB
que limpa essa fila de tempos em tempo.

Se for algum motivo alguma transação ocorre algum erro, fica logado esse
erro para tratamento e providências.

Existe acho que dois PDFs no próprio manual do BD sobre replicação e no
Metalink também existe vasto material sobre como implementar.

[]s,
Marcos