--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, [EMAIL PROTECTED] escreveu
> Quando defino o caminho do arquivo texto gerado pelo UTL_FILE, o banco
> cria a pasta, se ela não existir?

Não, a pasta/filesystem tem que existir, E tem que estar com as
permissões apropriadas pra conta Oracle no servidor.

>Caso ele crie a pasta..

Não cria.

>, posso criar uma
> pasta central e dar permissão de leitura p/ todos na rede.

Não, no UTL_FILE normalmente vc deve dar permisão pra CADA UM dos
filesystems/diretórios na UTL_FILE_DIR, OU então especificar
UTL_FILE_DIR=* , que signifa permitir I/O em qquer filesystem/dir
disponível (o que seria um RISCO enorme de segurança IMHO, não
recomendo. Outra opção, se for banco 9i (não lembro a versão que vc
especificou) é controlar a permissão através de CREATE DIRECTORY ao
invés de UTL_FILE_DIR, esse cara tem a vantagem de ser dinãmico (a
qquer momento quem tem direito pode pedir um CREATE+GRANT de
directory, ou DROP DIRECTORY , não exigindo restart do banco.

> ...Ao final de cada procedimento de exportação dos dados...

hum, essa informação não tinha chegado até mim : se o objetivo de
gravar esse arquivo é algum tipo de export de dados em texto, E o
volume é não-trivial, COM CERTEZA vc fazer o utl_file gravar num
diretório remoto ** vai ** influir negativamente na performance...
Prum caso desse eu recomendaria : gera o arquivo no servidor, com
conexão local (zero de tráfego de rede durante a geração), até via
pro*C ou sqlplus se vc tiver como (ambos devem dar melhor performance
que UTL_FILE, em http://asktom.oracle.com/~tkyte/flat/index.html vc
tem exemplos), e o vb simplesmente, quando a rotina de geração acaba,
transfere via ftp ou similar o arquivo-gerado prum drive mapeado
público na rede, que aí todos os usuários interessados acessam. Num
dos sistemas onde DBAzeio, os programadores fizeram asim e ficou legal.